domingo, 23 de março de 2008

Êita! ..Outro Bicho! O Podcasts, sabe que danado é isso?!




Podcasts

Quando a Apple lançou o iPod no final de 2001, o foco principal do produto era tocar músicas, de preferência compradas através do site iTunes Music Store. Mas aos poucos foi ficando claro para algumas pessoas que para completar legalmente um iPod seria necessário gastar uma pequena fortuna, já que as músicas custam, nos EUA, US$0.99, e nele cabem entre mil (para o iPod mini) e 15 mil músicas (iPod photo de 60GB). É claro que você pode colocar todos seus CDs no iPod, mas ainda assim estamos falando de uma coleção musical enorme. Adicione a isso um ex-VJ da MTV americana trabalhando em uma rádio na Holanda, com muito dinheiro ganho em uma empresa ponto-com no final dos anos 90 e com uma paixão pela tecnologia e os elementos necessários para o surgimento dos podcasts começaram a se alinhar.
Adam Curry, ex-VJ da MTV e atualmente chamado na brincadeira de “príncipe dos Pods”, queria uma maneira de automaticamente transferir conteúdo de áudio para seu player portátil e, ao ver que pedir para outros desenvolvedores criar algo do tipo era como pedir para outra pessoa fazer sua lição de casa, começou a aprender Applescript, a linguagem de programação da Apple, e escreveu um primeiro esboço do que seria o iPodder. Segundo o próprio Adam, o programa criado, apesar de funcional, era ruim, já que ele não é programador. Assim, ele colocou o código do programa em um site e começou a atrair desenvolvedores de software, que foram aos poucos melhorando o programa.
Basicamente, um podcast é um arquivo de áudio, em mp3, que é transferido automaticamente para o computador da pessoa, sem interferência e nos momentos em que o mesmo não está sendo utilizado. Programas como o Doppler e o iPodder usam arquivos RSS (numa tradução livre, algo como distribuição extremamente simples) que trazem links para os arquivos de áudio. Estes arquivos são então baixados pelo programa e adicionados ao player preferido no computador, como o iTunes ou o Windows Media Player. Desta maneira, quando a pessoa sincroniza seu player portátil o podcast está pronto para ser ouvido no momento mais conveniente para a pessoa, seja no trânsito, no trabalho, na academia ou em qualquer lugar. Apesar do nome sugestivo, os podcasts não se limitam ao player da Apple, e podem ser escutado em qualquer dispositivo capaz de reproduzir arquivos mp3.
Atualmente os podcasts surgem como uma alternativa interessante às rádios normais, com conteúdo que vai desde programas de humor até covers de músicas conhecidas, passando, é claro, pelo mundo da tecnologia. No Brasil, em função do alto preço dos iPods, o surgimento dos podcasts tem sido lento mas contínuo, e diversos programas já podem ser encontrados.
O grande apelo dos podcasts, como dos blogs, é ser uma opção ao mundo perfeito transmitido pela mídia tradicional e das rádios comerciais, que executam as mesmas músicas à exaustão, sem dar espaço para novos artistas. Com eles, potencialmente qualquer pessoa com um computador pode criar a sua própria rádio e começar a divulgar o seu trabalho ou o de seus amigos, levando entretenimento e novidades aos milhões de iPods por aí. No próximo artigo vou falar um pouco sobre como criar seu próprio podcast usando ferramentas gratuitas, tanto no PC quanto no Mac.

Fonte: eupodo.com.br

Nenhum comentário: