domingo, 30 de março de 2008

MANUAL BÁSICO DE COMO
UTILIZAR UM PUBLICITÁRIO

COISAS QUE O CLIENTE E O ATENDIMENTO PRECISAM SABER!
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Público alvo, planejamentos, correrias, clientes, produtos,
comunicação, produção, atendimento, criatividade, finalização, agilidade, mídia, criação, ... sabemos que teremos tudo isso e muito mais, como futuros publicitários! ...
Mas..., paramos pra pensar um pouco de como seremos tratados ou até mesmo utilizados, como "PRODUTO" dos nossos clientes?! ... Parei e pensei, eu não, e nem imagino como será, acredito que talvez teria que acontecer os primeiros atendimentos pra saber de como gostariamos de ser 'utilizados'...
Bem, depois do texto do Daniel Fonseca, percebi que teremos que implantar no nosso dia-a-dia de publicitário. Acredito que o Fonseca quer, é mais nos deixar preparados! Sendo assim, vamos lá...

Por Daniel Fonseca

1- PUBLICITÁRIO dorme. Pode parecer mentira, mas PUBLICITÁRIO precisa dormir como qualquer outra pessoa. Não o acorde sem necessidade! Esqueça que ele tem telefone em casa, ligue para o escritório.
2- PUBLICITÁRIO come. Parece inacreditável, mas é verdade. PUBLICITÁRIO também precisa se alimentar, e tem hora para isso.
3- PUBLICITÁRIO pode ter família. Essa é a mais incrível de todas : mesmo sendo um PUBLICITÁRIO a pessoa precisa descansar no final de semana para poder dar atenção à família, aos amigos e a si próprio, sem pensar ou falar sobre campanhas, mídias etc...
4- PUBLICITÁRIO , como qualquer cidadão, precisa de dinheiro. Por essa você não esperava, né? É surpreendente, mas PUBLICITÁRIO também paga impostos, compra comida, precisa de combustível, roupas e sapatos, vão ao cinema para relaxar, etc. E o fundamental: pode parecer bizarro, mas os livros para "UPLOAD" do profissional, os cursos, as revistas e ademais ferramentas de trabalho não acontecem gratuitamente. Impressionante, não?
5- Ler, estudar é trabalho. E trabalho sério. Pode parar de rir. Não é piada.
6- Não é possível criar uma campanha pelo telefone. Precisa comentar?
7- De uma vez por todas, vale reforçar: PUBLICITÁRIO não é vidente, não joga tarôt e nem tem bola de cristal. Ele precisa examinar cada caso muitas vezes para maturá-lo e poder superar as expectativas. Se quer um milagre, tente uma macumba e deixe o pobre do PUBLICITÁRIO em paz.
8- Em reuniões de amigos ou festas de família, o PUBLICITÁRIO deixa de ser PUBLICITÁRIO e reassume seu posto de amigo ou parente, exatamente como era antes dele passar no vestibular. Não peça conselhos sobre como fazer aquele site, aquele folderzinho, seu cartão de visita e coisa e tal.
9- Não existe apenas uma ideiazinha qualquer trabalho, idéia, plano, logotipo, plano de mídia é um trabalho e tem que ser pensado, estudado, analisado e é claro, cobrado.
10- Quanto ao uso do celular: celular é ferramenta de trabalho. Por favor, ligue apenas quando necessário. Fora do horário de expediente, mesmo que você ainda duvide, o PUBLICITÁRIO pode estar fazendo alguma coisas que você nem pensou que ele fazia, como dormir ou namorar, por exemplo.
11- Antes do trabalho: por favor, aguarde. Se vc pular essa etapa, não fique andando pressionando nem apressando o trabalho. Ah! E não espere que o PUBLICITÁRIO vá te colocar na frente de quem chegou primeiro só porque você quer seu laioutezinho. Se tiver fila, você vai ficar por último.
12- Refazer o mesmo trabalho mais de 15 vezes não vai fazer o PUBLICITÁRIO concordar com você. Por favor, pense direitinho o que você deseja antes de brifá-lo.
13- Quando se diz que o horário de trabalho do período da manhã é até 12h, não significa que você pode chegar às 11h e 55m. Se vc pretendia cometer essa gafe, vá depois do almoço. O mesmo vale para a parte da tarde: vá no dia seguinte.

Fonte: emitaca.blogspot

Um comentário:

Daniel Fonseca disse...

Obrigado pela referência.