O marketing de guerrilha é uma das técnicas de propaganda que cada vez mais ganha destaque. Com custos mais baixos do que os da propaganda tradicional, pode ser uma boa alternativa de divulgação para empresas com recursos financeiros limitados. A idéia é semelhante aos "factóides" popularizados por um ex-prefeito do Rio de Janeiro. O objetivo é mostrar sua marca gerando eventos que possam ganhar espaço nos noticiários ou atrair a atenção direta do público alvo sem pagar espaços publicitários nas mídias tradicionais como rádio, televisão, jornais e revistas. Uma reportagem da tradicional revista inglesa "The Economist" traz alguns exemplos interessantes de idéias usadas na divulgação de alguns sites. Em Nova York, por volta de oito mil carteiras foram espalhadas nas calçadas de Manhanttan. Ao invés de dinheiro, cheques ou documentos, os curiosos de Nova York encontraram dentro das carteiras um cartão com uma mensagem e o endereço do site CharityCounts.com, criado para receber doações para instituições de caridade. No ano passado, um comboio de 20 carros amassados e soltando fumaça se arrastaram por ruas de Nova York e Los Angeles para promover o lançamento do Driver 2, um videogame de perseguição de carros. Mesmo as empresas tradicionais estão adotando este tipo mais ousado de propaganda. A Pizza Hut gastou U$ 1,25 milhões em um anúncio colocado em um foguete russo lançado ao espaço. A fronteira final também é tema de idéias meio malucas como transformar a Lua em um imenso outdoor usando projetores potentíssimos. As "brincadeiras" e "factóides" estão sendo levados a cada vez mais a sério, pois de acordo com alguns especialistas, nos Estados Unidos, cada consumidor vê cerca de 1,5 mil mensagens comerciais diariamente. A crescente fragmentação causada pela quantidade excessiva de anúncios, diminui a eficiência de cada peça publicitária individualmente. Outra vantagem do marketing de guerrilha, principalmente para as pequenas empresas, é o custo mais baixo. Distribuir brindes em locais freqüentados por seu público alvo, criar pequenos eventos para divertir e surpreender os futuros consumidores é infinitamente mais barato do que 30 segundos em horário nobre. Nas novas técnicas, a criatividade, ousadia, inteligência e planejamento são mais importantes que o dinheiro. Mas, como sucesso de uma campanha de guerrilha depende de idéias originais, as besteiras são difíceis de ser identificadas antes de serem feitas. A Mattel, fabricante da Barbie, pintou uma rua toda de cor-de-rosa para promover a boneca. A ação, obviamente, irritou os moradores. Os consumidores sentiram que seu espaço foi invadido e o tiro saiu pela culatra. As iniciativas devem ser muito bem pensadas e realizadas com cuidado para passar sempre uma imagem positiva, fixando sua marca de maneira simpática e original.
E o vídeo abaixo é outro exemplo de marketing de Guerrilha que tentam ajudar na falta de iniciativas num país que cada vez respeita menos os cães abandonados e principalmente nas estradas.
Somos Dani e Lino! Fama-Pe Turma: P2N! ...
Informamos que a Dani Anjininho irá nos deixar!! Mais por ela estaremos Todos torcendo com seu novo caminho de conquista!! Saudades Dani!
Esse profissional tem tanta importância que se encaixaria em qualquer outra situação. O bom publicitário tem que ser um ótimo jogador, driblar todos os desafios. Pintor infálivel, sabe a cor certa a ser usada naquela peça, e não na parede. Bombeiro, capaz de apagar muitos incêndios. Cirurgião plástico, com um software na mão faz tanto milagre que invejaria até Pitangui. Modelo, tem que saber seduzir como ninguém. Delegado, não pode prender pessoas, mas tem a obrigação de prender a “atenção” das pessoas. Ótimo vendedor, vende suas idéias como ninguém. Maestro, para criar simetria de sua equipe. Pisicólogo, se não entender a cabeça e as influências humanas está perdido. Chato, se for fazer alguma pesquisa com você, você só não manda a merda porqe você é educado e entende que é o trabalho dele. Economista, tem que saber investir direitnho a verba que o cliente deixou na sua mão. Palhaço, muitas vezes faz você rir muito. Um bom advogado, defendendo suas idéias para não causar confronto com o cliente ou algumcolega. Jornalista, porque se não souber escrever vai ser artista plástico. Político ” as vezes”, tem que dar aquela enroladinha de vez enquando,senão não dá. Criativo? Óbvio! Vaidoso, podem não parecer, mas todos são. Muitas vezes um mordomo. Quando todos forem almoçar e você tem que ficar terminando algum trabalho que era pra ontem, será você que irá atender a porta e o telefone. Poeta, tem que sonhar sim. Executivo, ser racional é importantissimo. Não é santo, mas faz milagres. Arriscar como apostador de bolsa de valores. Cautelar como um motorista de carro funerário. E taxista porque não?! senão tiver bom relacionamento com o cliente ele nunca mais volta. O Publicitário é acima de tudo isso, apaixonado pelo que faz.
Publicitário não come, degusta o produto. Publicitário não cheira, sente a fragrância. Publicitário não toca, examina o design. Publicitário não dá a resposta, cria outra pergunta. Publicitário não conquista, persuade. Publicitário não tem destino, tem target. Publicitário não ouve barulho, ouve ruído. Publicitário não fala, envia mensagem verbal. Publicitário não procura endereço, procura praça. Publicitário não escuta, decodifica a mensagem. Publicitário não tem idéia, tem brain storm. Publicitário não recebe resposta, recebe feedback. Publicitário não tem memória, tem repertório. Publicitário não lê, decifra o código textual. Publicitário não pergunta, faz pesquisa. Publicitário não ouve música, ouve trilha sonora. Publicitário não tem lista, tem mailing. Publicitário não copia, se inspira. Publicitário não vê outdoor, vê mídia exterior. Publicitário não dirige, faz test-drive. Publicitário não falece, apenas seu ciclo de vida chegou ao fim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário