quinta-feira, 29 de maio de 2008

Advergame ! Saiba o que é.

A publicidade criou seu espaço dentro do mundo virtual dos videogames. Talvez você já tenha visto aqueles anúncios que circulam no seu jogo de pôquer online favorito e não pensou muito sobre ele. Ou você já reparou em um anúncio de outodoor do seu refrigerante favorito ao jogar um jogo no seu Xbox? De repente, você percebe que o mundo dos jogos está se tornando muito real. E, ao se igualar com a sua realidade diária, esse mundo virtual está vendendo para você exatamente como o mundo real. Isso é eficaz? Provavelmente. Esse é o caminho do futuro? Definitivamente. Cada vez mais empresas estão testando esse caminho com um método um tanto novo de atingir potenciais clientes chamado advergame. Um ADvergame, fusão das palavras inglesas Advertise = propaganda e videogame = jogo eletrônico ou simplesmente game = jogo) é a prática de utilização de videogames para anunciar um produto, organização ou ponto de vista.
Pesquisando sobre Advergame encontrei inumeros site definido, detalhando, seu mercado, exemplificado e mostrando os melhores Advergame em todo o mundo. No Brasil ainda tende a crescer mais ainda! Em uma reportagem da Folha de São Paulo (folhaoline, www.folha.com.br), por Camila Rodrigues deixa claro sobre o Advergame no Brasil. Os games são considerados eficazes ferramentas de marketing viral. "Eles permitem atingir o consumidor em um momento que ele está se divertindo", diz Fernando Chamis, CEO da agência Webcore. E eles tendem a ser cada vez mais usados: o investimento publicitário em games, que foi de US$ 370 milhões em 2006, deve alcançar a cifra de US$ 2 bilhões em 2012, segundo o IAB (Interactive Advertising Bureau Brasil). Entre os tipos de jogos publicitários está o advergame, que costuma ser fácil de jogar e disponibilizado tanto para PC quanto para consoles. Segundo Chamis, a exposição média de uma marca em um advergame é de 5 a 30 minutos. Para se ter idéia, um anúncio de TV costuma ter 30 segundos.
Agora vamos pro melhor!! Selecionei de vário Advergames alguns Muitos interessante, não deu pra escolher um, a seleção já foi difícil imagina um único!? Acho que ficará um pouco grande, mais Vale apena!! Não deixe de ler e olhar rapidamente!! Vamos lá, falarei um pouco de cada!

Em primeiro veja que o Advergame pode chegar até em seu celular! Para completar a famosa campanha “Twistão” da Pepsi foi criado um Mobile Advergame. Nele o usuário deve ajudar o “Twistão”, personagem principal da campanha, a se desviar dos prédios, enquanto ele corre atrás de uma Pepsi. Por causa do grande alcance da campanha e do caráter divertido do Limãozão, este jogo tem um grande potencial de viralização. Para baixá-lo em seu celular basta entrar no website da campanha e fazer o download gratuito.
A Sprite criou um Advergame criativo, o SpriteBall,
mesmo o site sendo inglês, assim que abrir página o jogo está pronto para você jogar, o cenário são dois caras que fizeram com giz no chão uma quadra de basquete para arremeçar bola na cesta, enquanto o jogador deitado no chão encima de uma das pontas da tábua com um cone embaixo o amigo aguarda 'acocorado' o comando do internauta (use o mouse) para pular na outra ponta da tábua, para o jogador arremeçar a bola na cesta! É engraçado quando você erra a cesta, o jogador é quem é jogado pra tudo que é lado! O restante do site mesmo todo em inglês vc consegue desenrolar em mais alguma coisa nos ícones e principalmente observar que em cada área está o anúcio e marca do produto. Entre e divirta, vale a pena brincar um pouco com os caras trapalhões!
►Link direto: http://www.sprite.lt/spriteball/



Esse é outro advergame muito Bom, que eu já vi. A RedBull com sua famosa logomarca que dar asas, criou Flight Lab é uma fábrica/oficina virtual de aviões, um advergame fazendo você criar um avião para jogar. "Os caras que fizeram isso não são desse planeta, se são, me fala onde eles aprenderam a fazer isso!!!Vale a pena conferir." Você terá que desenhar o avião e ver sua visualização 3d em tempo real e depois de pronto, quando vc acha que a brincadeira acabou, dá pra voar com o avião que você fez!! Muito criativo, assim que entar no site terá um vídeo que possas visiualizar como jogar e como será o jogo. Sem deixar de observar o desing do site, em clima de fabricante criador ou mesmo cientísta! Depois clique em Build e começe a criar o seu avião, logo partirá pra voar, no jogo vc terá que pegar o máximo que poder e voando os RedBull´s lançados com um mini paraquedas caindo no mar! Dessa vez a ferramenta é muito mais elaborada. Construir o avião é tão ou mais divertido que voar. A começar pelo material (tudo virtual) do projeto, que pode ser de madeira, de metal, de plástico ou papelão (caixa de pizza). Depois é salvar o projeto e mandar para o hangar. Confira e divirta sr.(a) voador(a)! Criativo mesmo! Lembre que Red Bull, não se cansa de te dar asas.
►Link direto:
http://http//www.redbull.com/flightlab/



Todos devem saber o novo filme nas telonas e já em todo o Brasil, Indiana Jones! Pois é, e como parte das ações para promover o novo filme da série Indiana Jones, os produtores do filme fizeram uma parceria com a Lego, que lançou uma linha de produtos exclusivos do filme. São brinquedos inspirados nos personagens e em cenas clássicas, não só do filme novo. Tudo com o traço clássico das pecinhas de plástico.
E para promover tanto os brinquedos quanto o filme, foi criado um ►hotsite bem incrementado (E coloque incrementado nisso!!). Além de trailer do filme e gifts (wallpapers, screensaver, etc), existe uma área, com cenas recriadas com Lego, onde os visitantes podem colaborar com criações próprias. Mas o que chama mais a atenção é o advergame, com uma trama na qual é preciso desvendar mistérios para avançar. O que não é fácil, exige prática. Mas o mais legal do jogo é mesmo o fato de você controlar um Indiana versão Lego. Para fãs de todas as idades, afinal as pecinhas não envelhecem (o Harrison Ford sim).
Ainda aí?! Esperando o que?! ... Vá logo!



E por fim! ... O último Advergame
da minha seleção e o que mais gostei! Cara, Criatividade e Produção Dez! Muito interessante! O Nokia N-Gage da Nokia é o primeiro telefone celular com funcionalidades estendidas por meio de programas executados no sistema operacional (Smartphone), concebido para jogos, lançado em 2003. Pois o advergame é este produzido para o N-Gage da Nokia. Mistura vídeo em stop motion com um game estilo arkanoid no meio do filme. Vale a pena conhecer. Sem esquecer do site, muito massa! Assim que abre para você pra não esperar todo site carregar, inicia com um joguinho de uma bolinha pulando e você comanda com o mouse mexendo para esquerda e direita eliminando os traços acima! Assim que carrega abrirá uma tela de um cara na cozinha clique no botão play no meio da tela. Daí sairá uma animação muito boa do cara ver a palavra GO feita pela sua comida na mesa inicia caminhando pela cidade e leva todos que passam na sua frente para iniciar o jogo! Exelente animação! Em algum momento vai parar, enquanto ainda carregando, clique nas bolinhas de cada vez em baixo no lado direito do site em cima da marca N-Gage, conheceras os modelos de Nokia N-Gage, observe a animação! Depois volte clicando no botão play na mesma linhas das bolinhas no lado esquerdo e voltará a animação, para inicio do jogo! O jogo inincia quando depois que atravessa a parede e quem o suguiam não atrevessam juntos, é aí que inicia o jogo! Precione enter e com as teclas de direção esquerda e direita e leve as três pessoas juntas a impedir do cara sair da cena (observe imagem abaixo), ele, eliminará as pessoas paradas que não acompanham!... Após eliminá-los ele segue sua joranada pela cidade levando todos que passam pela cidade até voltar cozinha, terminando nos modelos que você clicou nas bolinhas enquanto carregavam! Ha três botôes abaixo, vale apena dá uma olhada! è mostrando toda a produção do advergame e muito mais!! ... Realmente criativo! Não deixe de olhar!!


Ufa! ... Terminei! Bem, pra finalizar, a nós futuros publicitários, vale reforçar as novidades tecnológicas que a mídia mundial nos oferece! O advergame, é um dos exemplo, e muito pouco explorado! Como refoça Silviane Barros do site Aulas de Mídia II. "Aprender a lidar com novas mídias é necessário dentro do mundo publicitário. As pessoas cada vez mais ter autonomia sobre os meios de comunicação. Por isso é necessário que a publicidade se adapte com as novas evoluções tecnológicas." Espero que gostem! ... Ah! e não custa nada comentar se gostou né?! Abraço!

Fontes: HowStuffWorks /FolhaOline /MobilePedia / ActionMan
/F.Biz / AulasdeMidiasII/ Wikipédia e
PROMOpinion.

Nenhum comentário: